Informação do Curso
Publicidade e Propaganda
Selecione cidade e unidade
Sobre o Curso

A habilitação em Publicidade e Propaganda prepara o aluno para prática de técnicas nesta Área, como redação publicitária, comunicação gráfica, arte e criação, técnicas de promoção e vendas, planejamento de campanhas, o uso do rádio, televisão e cinema para Publicidade e Propaganda, dentre outras.

O Curso de Publicidade e Propaganda, em seu projeto pedagógico, tem como missão desenvolver o processo de formação profissional e interação social, enquanto coloca o ensino da Publicidade e Propaganda e o exercício da profissão de publicitário como algo comprometido e compromissado com a qualidade de vida da sociedade, da comunicação e das relações dentro entre os atores sociais envolvidos nas relações de consumo e das práticas de mercado, seja pela prática profissional, seja pelo exercício consciente da cidadania.

O Curso se fundamenta na formação de um profissional capaz de dominar conceitos básicos da Publicidade e Propaganda e que possa contribuir para o seu desenvolvimento, interpretando e ampliando os métodos, as técnicas e os conceitos científicos, conscientes do seu papel de agente de transformação social e mercadológico.

Portanto, o Curso de Publicidade e Propaganda pretende formar cidadão para uma prática constante de reflexão, criatividade, estímulo, desenvolvimento de idéias e conceitos inovadores, abordagens reflexivas e sustentáveis e que proporcionem no mercado uma postura diferenciada, consciente e com resultados eficazes e eficientes, seja com objetivo de promoção de produtos, pessoas e serviços, ou mesmo para a promoção de mudanças culturais e comportamentais com fim cívico e cidadão.

O Bacharel em Publicidade e Propaganda é um profissional apto ao desempenho de funções técnicas, acessível à sociedade e ao domínio do conhecimento e que, por sua própria produção, seja pela sistematização ou pelo estudo do conhecimento universal, busque sempre o aperfeiçoamento e a adequação da prática publicitária e desenvolvimento de conceitos, planejamento e idéias responsáveis a que se destina.

A articulação entre as diversas áreas de conhecimento contribuem para a formação em Publicidade e Propaganda, permitindo não apenas flexibilidade curricular, como também desenvolver nos alunos vocações, interesses e potenciais específicos individuais focados nas áreas do curso.

Atividades estas, consideradas como parte inerente ou integrante dos processos de produção de conhecimento, que têm caráter educativo no sentido de tornar as pessoas aptas a utilizarem o conhecimento em suas próprias situações de vida, de forma a não se transformarem em atividades sem objetivos educacionais, definidos no campo de trabalho do Publicitário.

Objetivos do curso

Objetivo Geral

Formar, integralmente, o Comunicólogo, assegurando-lhe um sólido conhecimento teórico e prático, a partir de uma formação que lhe proporcie, como futuro profissional, efetivas oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e melhoramento da sociedade para a atuação no campo da comunicação social, que utilizarão dos meios para veiculação de suas mensagens - o publicitário.

Objetivos específicos

- Promover o respeito às diferentes expressões da cultura brasileira;

- Contribuir para o aperfeiçoamento das práticas democráticas entre os produtores de mensagens, as fontes de informações e o público usuário;

- Promover também a conscientização dos problemas regionais, nacionais e internacionais, considerando sempre os padrões éticos estabelecidos nas práticas da publicidade;

- Promover junto ao futuro profissional uma reflexão sobre os processos comunicacionais, no que diz respeito não só aos mecanismos de organização interna das mídias, mas também ao seu funcionamento simbólico e a suas práticas discursivas. A justa preocupação com o mercado de trabalho não deve servir para o distanciamento de questões teóricas que envolvem as práticas profissionais da publicidade;

- Estimular a reflexão crítica na sua formação.

Perfil Específico da Habilitação Publicidade e Propaganda

A habilitação em Publicidade e Propaganda preparará o aluno para prática de técnicas nesta área, como redação publicitária, comunicação gráfica, arte e criação, técnicas de promoção e vendas, planejamento de campanhas, o uso do rádio, televisão e cinema para Publicidade e Propaganda, dentre outras. Em Publicidade e Propaganda há uma justa preocupação com o ensino da língua portuguesa adaptada às necessidades das mídias e às técnicas de redação publicitária.

O Curso visará formação de publicitários capacitados a exercer atividades profissionais, em diversas áreas da Comunicação, atuando no mercado de trabalho por meio de uma postura criativa, reflexiva, responsável e ética, aplicando, criticamente, o raciocínio lógico e científico, podendo identificar e solucionar problemas pertinentes ao seu meio profissional.

Para tanto, os perfis específicos da habilitação em Publicidade e Propaganda se caracterizará por:

- Pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;

- Pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;

- Pelo planejamento, criação, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínios, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa e de assessoria publicitária de informação.

Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Antropologia, Cultura e Comunicação Brasileira
    40h
    -
  • Comunicação Audiovisual
    60h
    -
  • Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade
    60h
    -
  • Gramática, Interpretação e Redação
    60h
    -
  • Sociologia e Questões Conteporâneas
    60h
    -
  • Tecnologias Aplicadas À Comunicação
    60h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão I
    80h
    -
  • Construção de Narrativas e Linguagens Midiáticas
    60h
    -
  • Economia e Mercado da Comunicação
    40h
    -
  • Estética e História da Arte
    60h
    -
  • Técnicas de Comunicação
    60h
    -
  • Teorias da Comunicação
    60h
    -

  • Criação Publicitária
    60h
    -
  • Fundamentos de Redação Publicitária
    60h
    -
  • Linguagem Fotográfica
    60h
    -
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
    60h
    -
  • Metodologia da Pesquisa
    60h
    -
  • Teoria da Imagem
    60h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão II
    80h
    -
  • Branding
    40h
    -
  • Desenvolvimento Sustentável e Direitos Individuais
    80h
    -
  • Direção de Arte
    40h
    -
  • Psicologia Aplicada a Comunicação
    60h
    -
  • Redação Publicitária Avançada
    40h
    -
  • Semiótica
    40h
    -
  • Tópicos Integradores I (Publicidade e Propaganda)
    40h
    -

  • Atendimento e Gestão de Contas
    40h
    -
  • Empreendedorismo
    60h
    -
  • Fotografia Publicitária
    40h
    -
  • Gestão de Empresas de Comunicação
    40h
    -
  • Mídia
    40h
    -
  • Produção Publicitária em Áudio
    40h
    -
  • Regulação e Legislação do Mercado Publicitário
    40h
    -
  • Teoria da Comunicação Aplicada
    60h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão III
    80h
    -
  • Comportamento do Consumidor
    40h
    -
  • Design e Produção Gráfica
    40h
    -
  • Marketing Especializado I (Marketing Esportivo, Cultural e Social)
    60h
    -
  • Produção Publicitária em Tv e Cinema
    40h
    -
  • Promoção de Vendas e Merchandising
    40h
    -
  • Realidade Socioeconômica e Política Brasileira
    40h
    -

  • Agência Laboratório
    40h
    -
  • Marketing Especializado II (Marketing Governamental, Político e Eleitoral)
    60h
    -
  • Pesquisa de Opinião e de Mercado
    40h
    -
  • Planejamento de Campanha
    40h
    -
  • Projetos Experimental em Publicidade e Propaganda I
    60h
    -
  • Tópicos Integradores II (Publicidade e Propaganda)
    40h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão IV
    60h
    -
  • Novas Tecnologias em Comunicação
    40h
    -
  • Planejamento e Produção de Eventos
    40h
    -
  • Projetos Experimental em Publicidade e Propaganda II
    60h
    -
  • Tópicos Avançados em Publicidade e Propaganda
    40h
    -

Disciplinas Optativas
  • Língua Brasileira de Sinais - Libras
    60h
    -
  • Optativa I
    60h
    -
  • Optativa II
    60h
    -
  • Optativa III
    60h
    -

  • Artur Bruno Fonseca de Oliveira
    -
  • Humberto Queiroz Santos da Silva
    -
  • Isabel Cristina Lima Conceição
    -
  • Marcio Fonseca Benevides
    -
  • Moema Mesquita da Silva Braga
    -
  • Morgana Bavaresco
    -
  • Vânia Maria Magalhães Tajra
    -
Carga Horária
Carga horária total2460h
Disciplinas teóricas1610h
Disciplinas práticas550h
Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso